terça-feira, 20 de dezembro de 2011

10 DE DEZEMBRO!

Você sabia que o dia 10 de dezembro é o Dia internacional dos Direitos dos Animais? Foi criado pela ONG inglesa Uncaged, em 1998, utilizando a data do dia 10 de dezembro como contraponto ao dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
Entretanto, não existem grandes razões para comemorar. Muitos animais continuam sendo desrespeitados, explorados e maltratados cotidianamente. Abandonados nas ruas, onde sentem fome, sede, frio, podendo ser, até mesmo, espancados. Em laboratórios, sendo submetidos à vivissecção e experiências atrozes, para confecção de bens, produtos e cosméticos. Em entretenimentos de mau gosto, tais como: circos, rinhas, farras do boi e rodeios, muitas vezes sem gozar dos cuidados de médicos veterinários, biólogos ou outros especialistas. Sem falar na extração de pele e no tráfico ilegal.

Maus-tratos aos animais é CRIME!

Hoje, existem legislações que proíbem tais crueldades. A Lei n˚ 9.605/10 (Lei dos Crimes Ambientais) é a principal e mais inovadora delas, pois prevê, até mesmo, pena de detenção (prisão).
Se presenciar ou tomar conhecimento de maus-tratos, não seja negligente: aja!
Não compre animais silvestres provenientes do tráfico ilegal;
Não compre roupas ou produtos feitos com pele de animais;
Cuide e alimente o seu animal de estimação;
Não o abandone à própria sorte;
Prefira adotar a comprar um animal em pet shop (conheça a realidade dos pet shop);
Evite adquirir produtos e cosméticos testados em animais;
Consuma menos carne;
Evite ir a circos com animais (caso contrário, procure saber como eles são tratados);
DENUNCIE.

Nenhum comentário: