terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VERGONHA BRASILEIRA!

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/02/15/china-aumenta-area-de-floresta-brasil-diminui-363325.asp

NA CBN

China aumenta área de floresta, Brasil diminui

A FAO, organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, divulgou estudo sobre perda de florestas. Entre 2000 e 2010, o mundo perdeu 52 mil quilômetros quadrados de floresta, o que representa uma queda expressiva em relação à década passada, quando havia ficado em 83 mil quilômetros quadrados.

A Suécia fez um esforço enorme de reflorestamento e hoje tem uma das maiores áreas de floresta do mundo, mas é um país pequeno. Já a Ásia teve perda líquida forte entre 1990 e 2000, mas um ganho a partir daí, por causa da China, que aumentou sua área de floresta. 

A única região do mundo onde houve forte perda foi a América Latina. O Brasil reduziu ao longo dos últimos anos o ritmo de desmatamento, mas ainda tem perda líquida. Vejam abaixo gráfico feito pela revista britânica "The Economist" baseado nesse estudo.

Os dados em tempo real mostram aumento do desmatamento nos últimos meses. O Imazon, ONG brasileira, por exemplo, notou que houve aumento na degradação florestal, uma espécie de etapa prévia ao desmatamento futuro.

Nunca dá para refazer a floresta perdida. Quando falamos em reflorestamento, a tentativa é colocar as espécies nativas no lugar. Mas não é possível reconstruir da mesma forma. Dá para consertar parcialmente.

Ouçam aqui o comentário na CBN

Nenhum comentário: