sexta-feira, 2 de julho de 2010

Obama quer fazer faxina espacial


 

Thays Prado 2 de julho de 2010

A Política Nacional Espacial dos Estados Unidos, anunciada esta semana, pelo presidente Barack Obama, está focada no monitoramento das mudanças climáticas e na despoluição do entorno terrestre. O documento tem uma parte destinada apenas à preservação do ambiente espacial e chama atenção para a necessidade de se retirarem os detritos eletrônicos, que prejudicam a exploração espacial.

Obama quer contar com a parceria de outros países para fazer essa faxina, e a NASA – Agência Espacial Americana disse que vai abrir espaço para empresas privadas também pensarem em inovações no transporte espacial.

Desde 2008, quando a ESA – Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou uma imagem (acima) que revelava quanto lixo – aproximadamente 5.200 satélites em sucata – havia na órbita da Terra (veja aqui o post que escrevemos na época), o assunto se tornou uma preocupação para os países que desejam continuar suas explorações pelo espaço. Sete anos antes, dois pesquisadores norteamericanos, Donald Kessler e Philip Anz-Meador, já diziam que, em 2020, talvez não fosse mais possível realizar operações espaciais próximas ao planeta.

Apesar de a política norteamericana se basear nas Diretrizes de Mitigação de Detritos Espaciais das Nações Unidas, publicada este ano, até agora, ninguém disse exatamente como a faxina espacial será feita.

- Política Nacional Espacial dos Estados Unidos
- Diretrizes de Mitigação de Detritos Espaciais das Nações Unidas

 

Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/obama-quer-fazer-faxina-especial/

 

TERRA AMBIENTAL

http://terraambiental.blogspot.com

REDE CEIA ANO 3

Nenhum comentário: