quarta-feira, 23 de junho de 2010

VOCÊ SABE O QUE É HIDROPIRATARIA?

Como senão bastasse a falta de água pela poluição como preço do desenvolvimento insustentável,principalmente a partir da Revolução Industrial,os países desenvolvidos estão roubando nossas águas!
 
Acorda Brasil!
 
Sds,
 
Trajano
 
 
 
 
 
22/06/2010 - 12:00

Câmara debate pirataria de água doce nos rios amazônicos

De Brasília - VT

A  Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para discutir medidas contra o tráfico de água doce de rios brasileiros. Segundo o autor do requerimento para a realização do debate, deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM). há denúncias de que navios de carga de empresas da Europa e do Oriente Médio estão enchendo ilegalmente os porões com água do rio Amazonas para comercialização. A audiência está marcada para as 14 horas no plenário 15.

A estimativa é que cada embarcação seja abastecida com 250 milhões de litros de água doce, para engarrafamento na Europa e Oriente Médio. A hidropirataria, como é conhecida a prática, foi confirmada por pesquisadores da Petrobrás e de órgãos públicos estaduais do Amazonas.

A captação é feita, principalmente por petroleiros, na foz do rio, e o contrabando é facilitado pela ausência de fiscalização na área. Para as empresas, essa água, mesmo em estado bruto, representa economia, pois o custo por litro tratado é muito inferior ao de processos de dessalinização de águas subterrâneas ou oceânicas.

Foram convidados para o debate o contra-almirante Antonio Fernando Monteiro Dias, do Comando de Operações Navais do Ministério da Defesa; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa;  a coordenação de Articulação e Comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Antonio Félix Domingues; o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; e
o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Roberto Troncon. As informações são da Agência Câmara.

 

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=31&id=110662

Apoio: http://versuspirataria.blogspot.com 

           http://terraambiental.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário: