quarta-feira, 9 de junho de 2010

Senado celebra Semana do Meio Ambiente

ESPECIAL
07/06/2010 - 12h43
 
[Foto]

O Senado realiza até sexta-feira (11) a IV Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi no dia 5 de junho. A programação da semana inclui exposições, debates e outras atividades relacionadas à preservação ambiental.

A cerimônia de abertura da semana será realizada nesta terça-feira (8), às 9h30, no Salão Branco, quando acontecerá a apresentação da campanha "Faça a coisa certa" e o lançamento da página na internet do Programa Senado Verde. Na solenidade ainda será lançado o II Concurso de Fotografia do Legislativo Federal, que este ano abordará o tema energia.

Ações

A campanha "Faça a Coisa Certa" foi criada pela Subsecretaria de Projetos Especiais do Senado com a finalidade de apresentar o sistema de coleta seletiva do Senado e conscientizar funcionários e visitantes sobre a importância da reciclagem de materiais. A campanha conta com fotografias em tamanho natural de servidores da Casa e destaca o valor de atitudes simples, que, incorporadas ao dia a dia, contribuem para economizar recursos naturais e, assim, preservar a natureza.

O concurso de fotografia será realizado em parceria com o Programa Ecocâmara, da Câmara dos Deputados, e com o TCU Ecologicamente Correto, do Tribunal de Contas da União, e está aberto aos servidores dessas instituições. As regras e a ficha de inscrição serão publicadas na página do Senado Verde.

Durante esta semana, o Senado Verde vai recolher pilhas e baterias para encaminhar à reciclagem, também dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O ponto de coleta está instalado no espaço Ivandro Cunha Lima.

Exposições e debates

Os visitantes do Senado também poderão apreciar a exposição "Qual a energia queremos para a nossa vida?", montada na Senado Galeria até o dia 18 de junho. A mostra apresenta os principais tipos de energia que compõem a matriz brasileira. Pequenos instrumentos também vão mostrar como os hábitos de consumo dos brasileiros afetam o meio ambiente.

Outra exposição apresentará aos visitantes do Congresso Nacional as poltronas Kyoto, fabricadas com materiais reaproveitados. A mostra será aberta nesta terça-feira e ficará até o dia 14 de junho, no Salão Branco.

Dentro da programação também está prevista a realização do Congresso Internacional de Contratações Públicas Sustentáveis. O evento será aberto nesta segunda-feira, às 14h, e acontecerá até quarta-feira (9). O debate, organizado pelo Ministério do Planejamento com o apoio do Senado Verde, será transmitido ao vivo no site do Interlegis (www.interlegis.gov.br).

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente o Senado Verde e o EcoCâmara assinarão Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de estudos sobre critérios de sustentabilidade para a aquisição de produtos e serviços. A solenidade de assinatura do acordo será feita na próxima quinta-feira (10), às 10h, no Plenário 8 do Anexo I da Câmara dos Deputados.

[Multimídia]Vídeo | Projeto cria política de educação ambiental

[Multimídia] Info | Semana de Meio Ambiente do Senado

[Multimídia]Galeria

Iara Farias Borges / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
 

Nenhum comentário: