terça-feira, 18 de maio de 2010

Família acorda com tamanduá-mirim dentro de casa em Patamares

Para quem ainda não sabe o que é impacto ambiental e a importância de seu estudo prévio,veja um exemplo através deste animal que teve seu habitat natural afetado pela expansão urbana sem planejamento e sem avaliação.No caso,Avenida Paralela,em Salvador.

 Trajano

 

Maiza de Andrade e Joana Lopo l A TARDE

Fernando Vivas/Agência A TARDE
Espécie rara foi encontrada na garagem da casa
Espécie rara foi encontrada na garagem da casa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os moradores da casa nº 68 do condomínio Colina C de Patamares acordaram, nesta segunda-feira, 17, com a visita inesperada de um tamanduá-mirim. Animal raro e considerado endêmico dos remanescentes de mata atlântica da Avenida Paralela, o bicho, segundo a médica veterinária Carline Dias é uma prova da rica biodiversidade da região. "Essa espécie está com o seu habitat cada dia mais reduzido", afirmou ela, que mora na casa onde o tamanduá escolheu para se abrigar.

A casa de Caroline fica no condomínio Colina C de Patamares, que tem no fundo as matas do Parque do Vale Encantado, que, segundo ela, está ameaçado de desaparecer com a construção de uma nova avenida projetada para passar no local.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mesmo em greve, foram, nesta segunda, verificar a denúncia sobre obras embargadas na Lagoa Encantada, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

Conforme o denunciante, a construtora Realeza teria aproveitado a greve do órgão para dar continuidade a uma obra embargada em julho do ano passado. Durante a fiscalização, contudo, nada foi comprovado.

De acordo com o coordenador do Ibama, Denilson Barbosa, os locais que tiveram as obras paradas continuam da mesma forma que estavam quando sofreram o embargo. No entorno dessas áreas, porém, está em andamento uma obra do condomínio Colinas de Jaguaribe Sul, que é licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), segundo Barbosa.

*Colaborou Amanda Palma l A TARDE

Nenhum comentário: