quinta-feira, 4 de março de 2010

NOTÍCIAS DA GISELE...

Campanha incentiva a conservação da natureza


Devido à capacidade de estocagem de gás carbônico e liberação de oxigênio, as árvores são muito importantes para o combate ao aquecimento global e também fundamentais para a conservação da biodiversidade e proteção das margens dos rios. Diante desse importante papel, o plantio de árvores tornou-se uma boa opção para as pessoas que querem cooperar, de alguma forma, com o equilíbrio do meio ambiente. No entanto, essa não é a única forma de contribuição. Participar de programas que incentivem o fim do desmatamento e consequentemente protejam as florestas nativas é também um importante apoio.

A Sociedade de Pesquisa em vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) tem trabalhado em uma importante programa para diminuir o desmatamento. A "Campanha Desmatamento Evitado" tem como objetivo trabalhar pela conservação da natureza, ajudando a proteger os últimos remanescentes de áreas naturais no Brasil, como a Floresta com Araucária. Segundo o coordenador do programa, Denílson Cardoso, estima-se que atualmente existam, no Brasil, somente 0,5% de áreas com Araucárias, diferentemente de oito anos atrás, quando o Brasil tinha 9 % de áreas com a espécie.

Saiba mais sobre essa iniciativa que visa combater as mudanças climáticas e proteger o nosso patrimônio natural!

Fonte: Rebia
Foto: Reprodução SPVS
 

Educação ambiental pelo Brasil

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger lança no próximo dia 9 de março, em Porto Alegre/RS, o seu calendário de eventos para o ano de 2010. Na oportunidade, a instituição dará início ao Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura. Zoravia Bettiol, artista plástica, designer e arte educadora falará sobre A Ecologia e as artes visuais, fazendo uma reflexão sobre como a situação desesperadora do nosso planeta repercute na criação artística.

A partir desse ano, o projeto de educação ambiental ganha também uma edição em Recife/PE. A ideia é transformar o Ciclo Gaia de Palestras em um Projeto de Extensão: Projeto Gaia – um espaço de discussão multidisciplinar que abordará temas recentes das várias ciências – principalmente àquelas relacionadas às questões ambientais e seus impactos sobre os sistemas ecológicos, a biodiversidade e as populações humanas. Já no dia 9 de março acontece o primeiro encontro. O professor Paulo Paes de Andrade, do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco, falará sobre o Projeto Canoa de Tolda: meio ambiente e cultura

Ao longo do ano serão oferecidos ainda diversos cursos de Educação Ambiental. A programação completa e informações detalhadas podem ser obtidas no site www.fgaia.org.br

Fonte: Fundação Gaia
Foto: Jefferson Pietroski/Fundação Gaia

 

 
 

Nenhum comentário: