quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MORTANDADE DA VIDA MARINHA

 

 

 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


Lixo marinho elevou número de mortalidade de tartarugas em 2009

A negligência com o lixo tem sido uma das principais causas da elevação do número de mortes de tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Somente entre janeiro e agosto de 2009, mais de 44% das tartarugas necropsiadas pela equipe do Projeto Tamar no litoral de alguns Estados brasileiros morreram por causa da ingestão de lixo. O levantamento mostra que das 192 tartarugas mortas, 80 tinham objetos em seu trato digestivo (estômago), principalmente plástico.

De acordo com a Coordenação Nacional de Veterinária do Tamar no Espírito Santo, Cecília Baptisttote, o lixo é apenas um dos problemas que ameaça a vida desses animais. Segundo ela, dentre as principais causas de mortalidade de tartarugas marinhas está a pesca incidental, que mata principalmente indivíduos juvenis ou adultos em processo reprodutivo.


A iluminação artificial também é ameaça porque espanta as fêmeas que chegam às praias para desovar e desorienta os filhotes recém-nascidos, fazendo com que eles sigam para a direção oposta ao mar, onde acabam sendo atropelados ou morrem desidratados. Isso, sem contar a predação natural, informa Baptisttote.
Saiba mais.

Fonte: Envolverde
Foto: reprodução Tamar

http://giselebundchenblog.blogspot.com/search/label/PORTUGUES

Nenhum comentário: