segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MINHA VERGONHA SOTERAPOLITANA




Como cidadão de Salvador,estou envergonhado com o que tenho constatado aqui e refletido nacionalmente pelo que nossa população tem aprontado. Além de nossa já conhecida falta de educação,cortesia,habilidade,prudência no trânsito municipal e mais recentemente ter sustentado o título de cidade mais barulhenta da América Latina,e uma das mais do mundo(veja postagem anterior deste link de postagem,ontem cientificamente,estatisticamente e com o testemunho dos garis confirmamos a triste liderança de 7,5 t de lixo acumulado diariamente nas praias da orla,quase o dobro de Recife e Fortaleza e quase 10 vezes mais do que o Rio de Janeiro(870 kg),que possui uma população muito maior e muito mais praia e areia para ocupar em lazer. O que está faltando além dessa gritante falta de respeito a si e aos outros e à Natureza? Será que é só papel do poder público conscientizar um monte de adulto que quando não joga na areia lança ao mar,matando a biodiversidade ali existente,sufocando golfinhos e matando tartarugas que engolem plásticos e latas de cerveja?

Que mundo primitivo é esse em que vivemos numa terra tão linda e que tanto tenho orgulho de defender?Mas assim tá difícil! Meu Deus! Espetinho de queijo coalho,latinhas,cascas de côco...O que custa a essas pessoas levar um saquinho só seu e separar depois levando à lixeira mais próxima?É acomodaçâo,ignorância ou má vontade? Ainda vivemos em uma sociedade em que se joga no meio da rua com o carro em movimento na estrada ou dos ônibus ignorando o risco de acidentes graves e até mesmo fatais! Pelo amor de Deus,pessoal,vamos rever nossas atitudes que começam nos livrando dos vícios em casa!


Veja este artigo do meu amigo Vinícius nos BLOG DO CIDADÃO:

O fiscal disse:




"A imagem da praia em um dia de segunda-feira é horrível, é um deserto, parece um aterro sanitário. Muito lixo e muita casca de caranguejo, os próprios barraqueiros não zelam pelo ambiente".
.
O gari falou:




"Eu me revolto com a própria população que não colabora. Em vez de pegar o lixo e colocar dentro da cesta, joga no chão, na frente da gente mesmo".
.
A turista desabafou:
.


“Acho que é uma vergonha para o Brasil, uma vergonha para Salvador e é um atentado à natureza”.
.


As opiniões acima foram extraidas da matéria exibida no Fantástico (Globo) deste domingo. O resultado da coleta de lixo num trecho de um quilômetro de praia num único dia de fim de semana foi desastroso para a imagem das nossas praias. Salvador foi considerada a cidade mais suja. Foram recolhidos 7,5 toneladas de lixo.
.
FANTÁTSICO DE 10/01/10 DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO - Assista a matéria na íntegra: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1441337-5598,00-BANHISTAS+TRANSFORMAM+PRAIAS+BRASILEIRAS+EM+MONTANHAS+DE+LIXO.html





Foto: Welton Araújo/Agência A Tarde


Praia do Porto da Barra numa segunda-feira





Nós Vamos Invadir Sua Praia
Ultraje a Rigor




Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado

Nós 'tamo' entrando sem óleo nem creme
Precisando a gente se espreme
Trazendo a farofa e a galinha
Levando também a vitrolinha
Separa um lugar nessa areia
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia

Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia

Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado

Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar
Não adianta nem nos desprezar
Se a gente acostumar a gente vai ficar
A gente tá querendo variar
E a sua praia vem bem a calhar

Não precisa ficar nervoso
Pode ser que você ache gostoso
Ficar em companhia tão saudável
Pode até lhe ser bastante recomendável
A gente pode te cutucar
Não tenha medo, não vai machucar











Nenhum comentário: