sábado, 19 de dezembro de 2009

COPENHAGEN - FRACASSO DE QUEM?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VAMOS SEGUINDO...VIVENDO E SORRINDO...

Assim Caminha A Humanidade
Lulu Santos
Composição: Lulu Santos
Por: Manoel Andrade/BA


Ainda vai levar um tempo
Prá fechar
O que feriu por dentro
Natural que seja assim
Tanto prá você
Quanto prá mim...

Ainda leva uma cara
Prá gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga
E sem vontade...


Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais...

Ainda vai levar um tempo
Prá fechar
O que feriu por dentro
Natural que seja assim
Tanto prá você
Quanto prá mim...

Ainda leva uma cara
Prá gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga
E sem vontade...

Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais
Não te quero mais
Não mais!
Êh! Êh!

Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais
Não te quero mais
Não mais!
Não te quero mais
Não mais!
Nunca mais!
Êh! Êh!

Fonte:http://letrasquemarcam.blogspot.com/2009/08/vamos-seguindovivendo-e-sorrindo.html


Por Manoel Trajano

Quando saiu a avaliação final sobre a Cúpula de Meio Ambiente de Copenhagen na Dinamarca e observando as diversas fontes sejam elas mais moderadas,mais radicais,mais leves,enfim de todos os ângulos uma coisa soou comum: o fracasso. Fracasso atribuído aos mais de 150 líderes mundiais que lá estiveram,principalmente os mais poluidores.um rico,os EUA e outro emergente,a China,o grande dragão do Oriente.
Depois de Bill Clinton e do legado deixado por Al Gore representado em "Uma verdade inconveniente" que deixaram o mundo mais otimista em relaçao a mudanças positivas,cujo inimigo maior era George W.Bush com sua debilidade politica e administrativa que praticamente rasgou o Tratado Kyoto vimos um Barack Obama diferente daquele das campanhas eleitoreiras e do inicio do seu governo,segundo os especialistas,amarrado ao seu Congresso,ou seja enquanto ele nao resolver internamente as diferenças que sempre vao existir,vai ser dificil os EUA mudar de atitude face a interesses capitalistas mesquinhos e avassaladores que não estão nem aí para o presente e muito menos para o futuro da humanidade.
Pelo outro lado,uma China que ja se permite flexibilizar a metas,de reduçao de percentuais nao como um mundo queria,mas isso ja é uma avanço,em se tratando de um governo ditatorial,que censura inclusive internet no seu país.O que deu ao mundo uma sensação de expectativa positiva,pois Copenhague mexeu a atenção do mundo para o Meio Ambiente de uma forma nunca vista.Isso é positivo.
Com relação ao Brasil,Lula como sempre mostrou ser uma figura diferente dos protocolos habituais,carismático e sem papas na lingua para puxar a orelha dos paises ricos e postou o Brasil como um ao dizer que não vai medir esforços para ajudar os demais emergentes e aos pais pobres.Parabens Presidente!
Mas de uma maneira geral,se houve fracasso,esse é nosso,de cada um de nós.Isso mesmo! Não adianta dizer que não. Somos incapazes de modificar hábitos simples como reciclar materiais plasticos,metais,papeis e vidros,separando do lixo orgânico.Somos incapazes de ligar para os orgãos governamentais ou não e pedir a coleta seletiva. Os governantes,os líderes mundiais,os deputados e vereadores são nossos espelhos,são reflexos de nosso desprezo pelo voto consciente e pesquisado,estudado.Brincamos nas urnas!Não levamos a sério! A situaçâo do planeta reflete como pensamos,como somos egoístas em ser omissos diante de um mundo que será pior para nossos filhos,netos e bisnetos.Não educamos nossos familiares e nao nos educamos mutuamente por medo,comodismo,imaturidade.Jogamos latas dos carros e dos ônibus no meio da pista sem ligarmos para o outro que passa.Dizem que é uma questão de pobreza,mas é mais do que isso é Educação,pois vejo diariamente muitos ricos materiais mas pobres de consciencia.
Quando acessamos os órgãos de meio ambiente através dos sites vemos enquetes do tipo como voce se preocupa e a maioria das respostas é sempre a ultima alternativa que menciona "não tenho nada com isso","não me interessa","esse assunto não quero conhecer" e por aí vai. Um bom exemplo é esse espaço,que a despeito de seu baixo número de visitantes,que corrobora com esse quadro(em menos de 2 anos temos pouco mais de 1000 visitas) não me intimida,nem me desanima pois valorizo e muito cada um desses visitantes e aos 2 seguidores até aqui que são pessoas que,realmente,se preocupam consigo e com seu semelhante de maneira verdadeira,pois vêem o mundo alem do consumismo e da efemeridade da maiorias das ações humanas.
Graças a Deus tenho pais que me diziam"menino,não jogue lixo na rua","sujou,limpe",tenho meu saquinho no carro para descartar o lixo em casa. Temos em SalvadorBahia,,menos de 8% da população que recicla o lixo,e para isso bastaria pegar o telefone e ligar para Salvador Atende 156
e solicitar a presença de uma cooperativa de ex-bandameiros que viviam em condiçoes de miseria,lhe dando chance de renda e emprego.
Precisamos nos mobilizar,começando em casa,depois no predio,na rua,no bairro,com os gestores públicos.Faça a sua parte,comece a mudar hábitos e eduque o proximo.Eu tenho a maior felicidade de dizer,a exemplo desse humilde espaço que EU ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE.

Nenhum comentário: