quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Retrato da Amazônia

© WWF-Canon / Edward PARKER

Floresta Amazônica

Mapa da Amazônia Brasileira 2009 24.08 MB pdf A situação atual do desmatamento na Amazônia, as principais estradas, as terras indígenas e todas as unidades de conservação da região podem ser visualizadas num único documento, o Mapa Amazônia Brasileira 2009, lançado durante o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), junto com o anúncio da consulta pública para a fase 2 do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

O mapa é produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do WWF-Brasil. A versão lançada em Curitiba no CBUC é a terceira edição dedicada especialmente ao Arpa. Além de trazer os dados gerais das áreas protegidas na região, a edição especial destaca as unidades de conservação apoiadas pelo programa.

O mapeamento da Amazônia é resultado do Programa de Monitoramento desenvolvido pelo ISA desde a década de 1980. Segundo o diretor-executivo da organização, Enrique Svirsquy, o ISA possui o maior banco de dados do Brasil sobre terras indígenas e unidades de conservação.

De acordo com Anael Jacob, coordenador do Arpa no Ministério do Meio Ambiente, o Mapa Amazônia Brasileira é referência para todos que trabalham em áreas protegidas na região amazônica. “Vemos esse mapa em quase todas as mesas de trabalho de pessoas envolvidas com conservação, o que denota a importância dessa ferramenta de trabalho”, afirma.

Nenhum comentário: