segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FAÇA XIXI NO BANHO - SAIBA POR QUÊ!

Veja em:
SOS Mata Atlântica Xixi no Banho
por
Carlos Merigo

Se você pesquisar por “xixi” em ferramentas como Technorati e Twitter Search, vai perceber que a palavra nunca foi tão mencionada na internet como nas últimas horas. Isso por conta da simpática campanha “Xixi no Banho”, criada pela F/Nazca para a fundação SOS Mata Atlântica.
A idéia é mostrar que é possível economizar até 4.380 mil litros de água por ano, apenas incentivando que as pessoas façam xixi no banho. A campanha divulga também o evento “Viva a Mata”, que acontecerá de 22 a 24 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Além do belo visual, o site e o filme da iniciativa contam com uma excelente produção de som. E mais do que isso, nos relembra algo que parece ter sido esquecido em discussões recentes: dá para ser viral tendo bom gosto e de forma natural.
O axioma “falem mal, mas falem de mim” nunca foi justificativa para criações completamente fora de propósito e nocivas à marca. Uma pena que a forma se sobreponha ao conteúdo em muitos casos.
"Xixi no Banho" para poupar água
2009-05-23
Uma das mais importantes ONG de defesa do ambiente do Brasil lançou na sexta-feira uma campanha publicitária inédita para poupar água, estimulando as pessoas a urinar durante o banho.
A Fundação SOS Mata Atlântica quer mobilizar as pessoas para a importância da preservação do ambiente e mostrar que uma descarga a menos por dia equivale a 4.380 litros de água potável por ano.
"Queremos chamar a atenção para uma questão importante como a da preservação ambiental e decidimos fazer uma brincadeira séria", disse o director da organização, Mário Mantovani.
O responsável salientou que a campanha publicitária "Xixi no Banho" pretende mostrar, de maneira mais descontraída, como um simples acto pode contribuir com a preservação do ambiente.
"Vamos mostrar que quem não faz nada (pela preservação do ambiente), pelo menos, que faça xixi no banho", salientou. Somente em São Paulo, a maior cidade brasileira, o hábito de urinar no banho pode poupar mais de 1.500 litros de água por segundo.
A campanha sublinha que o acto é higiénico e não transmite doenças, uma vez que a urina é composta por 95 por cento de água e 5 por cento de outras substâncias como ureia e sal. A campanha será lançada na quinta edição do "Viva a Mata", uma feira de iniciativas e projectos em prol da Mata Atlântica, que decorrerá entre os dias 22 e 24 de Maio, em São Paulo.
"Em período de crise financeira, em que se ouve muito 'não' para tudo, este ano quisemos levar o 'sim' para o quotidiano das pessoas, incentivando que todos façam xixi no banho. O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros", disse Mantovani.
Criada em 1986, a Fundação tem como objectivo defender os remanescentes da Mata Atlântica, floresta encontrada ao longo de todo o litoral brasileiro e a mais ameaçada de desflorestação do país.

Nenhum comentário: